ZANARDI, T. A.; RIBEIRO, M. P. ; VELOSO, S. G. A. . Educação integral e integrada: a avaliação emancipatória a caminho de uma lógica dialógica. REVISTA COCAR (UEPA), v. 14, p. 541, 2020.
ZANARDI, TEODORO ADRIANO COSTA; OLIVEIRA, C. L. ; SANTOS, D. F. . ENEM EM TEMPOS DE PANDEMIA: a evidente desigualdade do Sistema Educacional Brasileiro. Pedagogia em Ação (PUC-MG), v. 13, p. 25, 2020.
ZANARDI, TEODORO ADRIANO COSTA; SANTOS, D. A. T. . A alfabetização Matemática e as práticas de numeramento na Comunidade Quilombola de São Félix: a pedagogia crítica e o currículo em ação. REVISTA IBERO-AMERICANA DE ESTUDOS EM EDUCAÇÃO, v. 15, p. 2350-2368, 2020.
RIBEIRO, M. P. ; ZANARDI, TEODORO ADRIANO COSTA . O novo Ensino Médio e a liberdade de escolha. EDUCAÇÃO (SANTA MARIA. ONLINE), v. 45, p. 1-20, 2020.
DUARTE, M. H. F. ; ZANARDI, T. A. . Educação escolarizada: igualdade e direito à diferença. Revista Paidéia, v. 14, p. 31-53, 2020.
ZANARDI, TEODORO ADRIANO COSTA; MARTINS, G. R. P. ; PEREIRA, D. D. ; MARQUES, S. M. F. . Reflexão do fazer-aprender em uma escola municipal de Belo Horizonte: o olhar introspectivo dos temas geradores ética e cidadania. REVISTA FORMAÇÃO@DOCENTE, v. 11, p. 138-152, 2019.
ZANARDI, TEODORO ADRIANO COSTA. Qual é o lugar da Base?. Educação e Políticas em Debate, v. 8, p. 5-18, 2019.
KUMAIRA, M. A. D. ; ZANARDI, T. A. . DURKHEIM, A EDUCAÇÃO BANCÁRIA E ESCOLA SEM PARTIDO. @RQUIVO BRASILEIRO DE EDUCAÇÃO, v. 7, p. 130, 2019.
MIRANDA, A. C. ; ZANARDI, T. A. . A CULTURA ESCOLAR COMO MECANISMO DE EXCLUSÃO SOCIAL. Pedagogia em Ação (PUC-MG), v. 12, p. 52-68, 2019.
RIBEIRO, M. P. ; ZANARDI, T. A. . AS CONCEPÇÕES MARXISTAS DA PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA DE DERMEVAL SAVIANI EM RELAÇÃO À TEMÁTICA DO CONHECIMENTO: CONTRIBUIÇÕES AO CURRÍCULO. EDUCAÇÃO EM REVISTA (ONLINE), v. 34, p. 1-20, 2018.
RIBEIRO, M. P. ; ZANARDI, T. A. . A PRESENÇA DE PEDAGOGIA DE PAULO FREIRE NAS PRODUÇÕES EM CURRÍCULO: centralidade do conhecimento. REVISTA E-CURRICULUM (PUCSP), v. 16, p. 1050-1075, 2018.
T.A.C., ZANARDI. EDUCAÇÃO INTEGRAL NÃO É UM PRIVILÉGIO E SIM UM DIREITO! A EDUCAÇÃO INTEGRAL NA ESCOLA EM TEMPO INTEGRAL. REVISTA COCAR (UEPA), v. 11, p. 19-42, 2017.
CORREA, L. M. ; SILVA, L. C. ; ALMEIDA, M. A. ; T.A.C., ZANARDI . Escola como locus da formação continuada e o Pacto Nacional pelo Fortalecimento do Ensino Médio: efeitos na vida dos professores. REVISTA EM ABERTO - INEP, v. 30, p. 87, 2017.
ZANARDI, T. A.. Educação integral, tempo integral e Paulo Freire: os desafios da articulação conhecimento-tempo-território. Revista e-Curriculum (PUCSP), v. 14, p. 56-81, 2016.
M.P., RIBEIRO ; T.A.C., ZANARDI . O TECNICISMO NA TEORIA CURRICULAR: percepções de um grupo focal de um curso de Pedagogia . Revista Espaço do Currículo (Online), v. 9, p. 121-133, 2016.
T.A.C., ZANARDI; VELOSO, S. G. A. ; RIBEIRO, M. P. . FIM DA TEORIA CRÍTICA? Crítica aos extremos pós-modernos e pósestruturais da teoria curricular. Currículo sem Fronteiras, v. 16, p. 255-282, 2016.
SOUZA, W. C. ; VELOSO, S. G. A. ; ZANARDI, T. A. . Pacto Nacional do Ensino Médio e Reinventando o Ensino Médio: tensões entre trabalho e empregabilidade. Trabalho & Educação (UFMG), v. 25, p. 193-209, 2016.
RIBEIRO, M. P. ; ZANARDI, T. A. . Conhecimento escolar e currículo: em falta nos cursos de Pedagogia. Quaestio: Revista de Estudos de Educação, v. 18, p. 867-880, 2016.
ZANARDI, T. A.. A escola em tempo integral em busca do inédito e viável. @rquivo Brasileiro de Educação, v. 4, p. 87-105, 2016.
ZANARDI, T. A.; BARBALHO, E. C. L. ; RUFINO, N. J. S. ; JESUS, S. D. . Construção democrática de um currículo para/com a escola em tempo integral. Pedagogia em Ação (PUC-MG), v. 8, p. 50, 2016.
ZANARDI, T. A.. Classes Multisseriadas, temas geradores e integração curricular: de Peterson a Freire. Revista Cocar, v. 9, p. 27-41, 2015.
RIBEIRO, M. P. ; OLIVEIRA, L. F. ; ZANARDI, T. A. . EDUCAÇÃO COMO UM ATO POLÍTICO: AS CIRANDAS INFANTIS DO MST. Temas em Educação, v. 24, p. 10, 2015.
ZANARDI, T. A.; PADUA, M. . AS PERSPECTIVAS DE HENRI GIROUX E PAULO FREIRE PARA A DOCÊNCIA: ALTERNATIVAS À CONCEPÇÕES NEOLIBERAIS. Linguagem, Educação e Sociedade (UFPI), v. 32, p. 321, 2015.
CHAVES, A. C. L. C. ; ZANARDI, T. A. ; SABINO, C. V. S. . Meio Ambiente e Recursos Naturais: a formação complementar que ajuda na inserção profissional. AMAE Educando, v. 2, p. 16-20, 2014.
ZANARDI, T. A.. O REENCONTRO DAS DIFERENÇAS ATRAVÉS DE PRÁTICAS CURRICULARES INTERCULTURAIS. Revista e-Curriculum (PUCSP), v. 11, p. 537-553, 2013.
ZANARDI, E. A. C. ; ZANARDI, T. A. . INTEGRAÇÃO E ACOLHIMENTO: Uma perspectiva freireana para a questão do Outro. Educação, Sociedade & Culturas, v. 39, p. 63, 2013.
ZANARDI, T. A.. Demokratie, Curriculum und Interkulturalität. Die Sichtbarkeit des Anderen. Dialogische Erziehung, v. 1, p. 36-39, 2012.
ZANARDI, T. A.; ZANARDI, E. A. C. . Integration und Empfang: eine neue Perspektive auf die Frage über den Umgang mit den Anderen. Dialogische Erziehung, v. 1-2, p. 14-24, 2011.
BARROS, Kênia Barcelos Drumond. ; ZANARDI, T. A. . Uma análise da nova postura do Supremo Tribunal Federal e seu confronto com a tradição romano-germânica e os ideais libertários democráticos. Percurso Acadêmico, v. 1, p. 61-83, 2011.
ZANARDI, T. A.. Educação escolarizada e MST. Polêm!ca, v. 9, p. 96-104, 2010.
NASCIMENTO, Nayane Costa ; ZANARDI, T. A. . A influência do pensamento freireano na concepção do direito de propriedade dos sem terra. Revista do Instituto de Ciências Humanas, v. 4, p. 226-232, 2009.
ZANARDI, T. A.. Currículo e Inclusão. Trabalho & Educação (UFMG), v. 18, p. 121-132, 2009.
ZANARDI, T. A.. Por uma práxis jurídica libertadora: contribuições freireanas à Ciência do Direito. Actio (São Paulo. Online), São Paulo, v. 03, p. 28-43, 2006.