Bem Vindos ao Grupo de Pesquisa:
Currículo crítico, educação transformadora: políticas e práticas
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Direito à Educação e Direitos de aprendizagens
Objetivo
A Base Nacional Comum Curricular traz em sua fundamentação a proposta de equidade e igualdade de oportunidades através de um processo de uniformização curricular que garantiria o acesso ao conhecimento de forma igualitária. Os direitos e objetivos de aprendizagens estão em sintonia com aa demandas de performance e acabam se constituindo como sinônimo do direito à educação. Entretanto, esta questão deve ser enfrentada criticamente para que seja compreendido reducionismo desta compreensão.
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Palavras Chaves: Direitos de aprendizagens. BNCC. Direito à Educação
Currículo Crítico e Educação Emancipatória
Objetivo
Tomando como base o pensamento freireano, pretendemos discutir as categorias cultura, trabalho e educação numa perspectiva transformadora que privilegie a práxis. Buscamos num movimento contra-hegemônico, que privilegie a construção de uma pedagogia do oprimido, colaborar, através da indissociável ação-reflexão-ação, com uma educação compreendida como partilha e diálogo.
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Palavras Chaves: Currículo. Paulo Freire. Teoria Crítica. Emancipação.